segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dicas de tecido

Dicas tiradas do site http://www.casaalmarepatchwork.com


Trabalhar com tricoline. É 100% algodão, e tem mais fios por polegada, fazendo uma trama firme e fechada. Também são bons outros tecidos de algodão, como popeline, cambraia e tecido para lençol. O algodão é mais fácil de costurar e é antialérgico.

Logo que comprar os tecidos, é bom colocar todos ainda dobrados de molho somente em água por pelo menos dez minutos. É preferível colocar cada um em um balde ou bacia, separados dos outros. O molho serve para o tecido encolher, e não ficar torto e franzido depois que a peça pronta for lavada pela primeira vez. E serve também para ver se a cor é firme ou se solta tinta. Se ao retirar o tecido da água ela ficou tingida, coloque novamente em água limpa com um punhado de sal. Repita a operação até a água ficar incolor.

Retirar o tecido da água, sem torcer, e estende-lo, de preferência ao ar livre e na sombra, para secar. Se usar centrífuga, coloque o tecido ainda dobrado, para que não amasse ao secar. Depois de seco, passar e guardar. Em vez de dobrar, dá para fazer rolinhos - o tecido vai ficar com menos marcas das dobras.


Na organização podem ficar separados por cores. Se tiver espaço, armários de madeira com portas de vidro são ótimos! Além de organizados, eles também vão dar cor ao seu espaço de costura.

Mesmo passados, cada vez que o tecido é utilizado, é bom passar novamente, para o corte ficar reto.

Usar o tecido no sentido do comprimento, e cuidar para cortar a ourela.
Se for usar um tecido com fio tinto (aquele em que o tecido é feito com fios já tingidos), fica mais fácil cortar retinho, mesmo com tesoura. O fio tinto é usado em xadrezes e listrados. Mas também existe xadrêz e listrado estampado, impresso no tecido pronto. Neste caso, dificilmente a listra vai seguir a trama do tecido, ficando sempre distorcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário